Tipos de registro DNS
Conheça os principais tipos de registros de DNS
Publicado em 30/05/2022 02:38 PM
Há um vídeo no canal que eu abordo sobre o tema DNS e explico o que é, você pode assistir esse vídeo a seguir:
Agora eu quero explicar sobre os tipos de registro de DNS que existem. Os mais comuns são: A, AAAA, MX, CNAME, TXT, SPF e DKIM. Sobre eles que estarei falando.
Tipo de registro A:
Trata-se do registro que contém o endereço IP de um domínio. Isto é, ele traduz o nome do domínio diretamente para um ou mais endereço IP.
Tipo de registro AAAA:
Faz a mesma função que o tipo A, porém no A nós usamos endereço IP versão IPv4, aqui será usado endereço IP versão IPv6.
Tipo de registro MX:
Este é responsável pelo direcionamento de emails, quando configurado sempre que um email enviado para usuário@domínio, o servidor de email que vai ser responsável será aquele configurado no registro MX.
Tipo de registro TXT:
Esse armazena texto, geralmente é usado para validar a propriedade do domínio. Por exemplo,quando você vai registrar seu domínio em algum serviço como Google AdSense, entre as formas de verificar se aquele domínio é realmente seu, está a criação do registro TXT com um token.
Tipo de registro CNAME:
Enquanto no registro do tipo A e AAAA nós apontamos para endereço IP, neste apontaremos para um domínio ou subdomínio. Nunca será usado para armazenar IP, deve ser usado para armazenar domínio. Por exemplo, poderemos ter o domínio meusite.com.br que aponta para um IP que contém um servidor web, queremos que ele esteja disponível também no subdomínio www.meusite.com.br, neste caso criamos um CNAME www.meusite.com.br com o valor meusite.com.br
Tipo de registro SPF e DKIM:
São registros TXT usados para auxiliar o serviço de email.
O registro SPF lista os servidores que são autorizados a enviar e-mails.
O registro DKIM ajuda a impedir que serviços web e hackers mal-intencionados enviem emails falsos em nome do domínio.